segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Se alguém derrubar seu Rei Acidentalmente, perde a partida?

Não, de forma alguma. O Ato de derrubar o Rei é apenas simbólico caracterizando o abandono da partida. Mas lembre-se que você pode abandonar uma partida que considere perdida de outra forma, como simplesmente apertando a mão do adversário e anotando na sumula abandono. Ninguém pode perder uma partida porque simplesmente derrubou o seu Rei por acidente quando ia fazer um outro movimento qualquer. Acidentes no tabuleiro acontecem, e o jogador que derrubar uma ou mais peças deverá restituir a posição sempre no seu tempo. Aquele que derrubar deliberadamente várias vezes as peças ao longo da partida caracterizando perturbação, este sim poderá sofrer advertencia do arbitro e até mesmo a perda da partida caso haja reincidencias.

Um comentário:

  1. E no torneio de xadrez da escola, eu derrubei meu rei e a menina disse que eu perdi. Mas mesmo assim fiquei em 1º lugar, sem dificuldades. A única rodada que eu perdi foi essa, e foi só por isso. Na rodada final, dei xeque com a rainha e capturei com o peão.

    ResponderExcluir