segunda-feira, 17 de agosto de 2009

É preciso dizer xeque para o adversário?

Essa é uma das maiores duvidas do aluno que está começando a jogar xadrez. Não é necessário dizer xeque ao adversário. No entanto, se o jogador que tem a vez de jogar, tem possibilidade "hipotética" de capturar o Rei adversário, é porque o adversário na jogada anterior cometeu um lance impossível ao deixar seu Rei em Xeque. "Rei é a única Peça que não se captura" Uma partida de xadrez termina quando o Rei adversário está em xeque, e este obrigado a sair dele não encontra nenhum lance possível legal para se defender, portanto caracterizando o Xeque-Mate. Ou Seja Reis são as únicas peças que jamais saem do tabuleiro por um ato de captura durante uma partida.
Se o adversário que tem a vez de jogar, tem a possibilidade "hipotética" de capturar o Rei adversário, ele deverá chamar o arbitro apontando que o jogador cometeu um lance impossível n ajogada anterior ao deixar o o Rei em xeque.

Muitos iniciantes tem o péssimo habito de usar o fato de que não precisando dar xeque, ameaçam o Rei adversário na esperança que ele não perceba que está sob ataque fazendo um lance impossivel qualquer, ou seja não tirando seu Rei do Xeque e assim sendo Capturam o Rei no lance seguinte dando como fim da partida. Isto está errado, é preciso entender que mesmo não precisando dar xeque, o adversário é "obrigado" tentar sair desta situação (não sendo possível, é mate, e acabou a partida). O jogador só perderia a partida em tais circunstancias se tivesse levado xeque-mate (O Rei não pode se defender com qualquer lance legal), ou se tivesse cometido seu terceiro lance impossível).

16 comentários:

  1. Respostas
    1. atacar que o rei esta em perigo ou vc esta atacando o rei dele mas em 2017 nao e presiso dizer cheque

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Ontem jogando teve uma jogada q causou dúvidas em nós todos,eu no caso sofri um xeque,eu tinha a opção de fugir com meu rei,e dar um xeque q no caso seria mate mas meu rei continuaria em xeque,
    Alguém sabe explicar se valeria meu xeque mate ou não,pois teria que sair do posição ameaçada em que estava.??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, primeiro você deve retirar seu rei do xeque obrigatoriamente. Se você fizer uma jogada que ataque o rei inimigo, mas deixando seu rei em ataque você deve retornar a jogada e fazer um lance que deixe seu rei em segurança.

      Excluir
    2. Na verdade o XEQUE MATE é valido se tu tiver uma próxima jogada. Mesmo que não fosse obrigado a proteger seu Rei, o seu adversário venceria a partida antes de você.

      Excluir
  3. Hoje estava vendo uma partida de xadrez, onde um garoto deu um xeque no rei adversário porém, ele não disse xeque, e então o outro garoto disse que por ele não ter dito xeque ele não precisava mover o rei dali, isto está errado não está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se diz mais cheque, o lance do garoto é considerado ilegal e se ocorrer novamente ele perde a partida, o garoto tem que salvar seu rei se fizer outro movimento no mesmo lance deixando seu rei em xeque é considerado segundo lance ilegal e perde o jogo

      Excluir
  4. Hoje,joguei uma partida onde deixei meu adversário sem saídas,no caso xeque-mate porém esqueci de falar xeque mate e fui considerado perdedor por não ter falado xeque mate.Isso é correto?

    ResponderExcluir
  5. Em uma partida do jogo de xadres sou obrigado ou não avisar o adversário que o rei encóntra-se em xeque ?

    ResponderExcluir
  6. Falei xeque para meu adversário, porém ele movimentou o rei para outro local, só que este novo local eu também mataria o rei. Eu poderia finalizar o jogo

    ResponderExcluir
  7. Quando o rei está em xeque, se eu tiver a possibilidade de eliminar a peça adversária com outra peça que não seja o rei, é valida ? Por exemplo, meu rei está em xeque, mas eu tenho a dama que pode eliminar essa peça, é válido ou sou obrigada a mexer o rei ? Porque no caso eu eliminando está peça, o rei fica fora de perigo, correto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é valido. Qualquer jogada que tire seu rei do xeque mexendo ele ou não.

      Excluir